O Museu da Energia de Salesópolis celebra, neste domingo, a atividade "Olhaves: um olhar para as aves do Museu". Realizada nas áreas de mata do espaço, a ação, gratuita, irá explorar trilhas e apresentar a prática da observação de aves a iniciantes e amantes da natureza. As vagas são limitadas e é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected]. A ação é indicada para qualquer pessoa com disposição para caminhadas e crianças maiores de 7 anos.
A atividade terá início com um bate-papo com o educador e biólogo Fernando Maia, que introduzirá o tema da observação de aves e um pouco da história dessa prática no Brasil e no mundo, além de apresentar a diversidade da avifauna já observada nas áreas de floresta do Museu - já são mais de 300 as espécies catalogadas no espaço de mais de 120 hectares de mata. Na sequência, acontece a saída para observação.
Por sua riqueza em fauna e flora, o museu se tornou ponto de encontro dos amantes da prática de birdwatching. Desde 2012, já foram observadas, fotografadas e catalogadas mais de 300 espécies de aves no entorno do Museu da Energia, incluindo o bicudinho-do-brejo-paulista, ave endêmica da região e na lista dos animais ameaçados de extinção. A partir desta potencialidade, o museu vem organizando exposições.