Das 25 mil famílias que fazem parte do programa federal Bolsa Família, em Mogi das Cruzes, cerca de 7 mil beneficiários são do distrito de Jundiapeba - 28% do total. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pelo levantamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhados pelo município. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Os números divulgados pela Pasta municipal foram levantados pelos Cras do centro, Cezar de Souza, Jundiapeba I e II, Jardim Layr, Vila Brasileira, Vila União e também Centro POP.
Em matéria publicada anteontem pelo jornal, o Ministério da Cidadania havia apontado Mogi das Cruzes como o município com maior número de beneficiários do Bolsa Família na região do Alto Tietê, tendo 25 mil famílias e, logo atrás, Itaquaquecetuba, com 16 mil. Em Jundiapeba, o número de famílias chega a 28% do total do município, sendo o bairro com o maior número de beneficiários do programa. Em seguida está a área do bairro Vila Nova União, com 4.135 famílias e, em seguida, o centro da cidade, com 4.023 beneficiários cadastrados no Bolsa Família. Logo atrás aparece a Vila Brasileira, com 3.979; Cezar de Souza, com 3.277; e o Jardim Layr, com 2.639 famílias cadastradas. Já o número mais baixo se encontra com as famílias em situações de rua, sendo apenas 378 famílias, que não são contabilizados pelos Cras.
Na terça-feira passada, o governo anunciou que os participantes do programa irão receber neste ano a 13ª parcela do benefício, após o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, assinarem, na terça-feira passada, a medida provisória que garante o novo benefício. Os atendidos devem receber os valores em dezembro e seguirá a agenda mensal do programa.
*Texto supervisionado pelo editor.