Quarenta e seis estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio estiveram ontem na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para a abertura da 11º edição do Parlamento Estudantil. A iniciativa se estende até esta sexta-feira. Os jovens ficarão no Legislativo para aprender sobre as atividades dos parlamentares.
Na manhã de ontem, os estudantes do parlamento infanto juvenil e o parlamento jovem foram chamados para receber seus diplomas. Após a certificação, os vereadores jovens e infanto-juvenis se dividiram para escolher suas respectivas Mesas Diretivas.
Os 46 jovens apresentaram diversos projetos que serão analisados durante esta semana na câmara, com a intenção de auxiliar o município.
As alunas da Escola Estadual Paulo Ferreira Massari, Andreia Ortega de Souza, de 13 anos e Lorenza Rodrigues Barros, 13, estão participando do parlamento estudantil pela motivação de ajudar os moradores. Andreia apresentou um projeto sobre a inclusão da tecnologia para moradores mais afastados dos centros e Lorenza sobre o incentivo à cultura nos finais de semana no município.
"Eu estou gostando bastante do que está sendo apresentado. No começo, eu nem esperava muita coisa, mas quando cheguei aqui fui ouvindo os vereadores e fui me animando cada vez mais sobre o parlamento'', disse Lorenza Rodrigues.
O vereador e presidente do Legislativo, Sadao Sakai (PL), explicou aos jovens o papel de um parlamentar nos municípios. "A tarefa do vereador não é somente vir aqui terça e quarta-feira discutir os projetos, mas estudar e avaliar todas as questões que surgem na cidade, para proporcionar à população uma vida melhor e um melhor futuro", explicou.
Estiveram presentes os vereadores Caio Cunha (PV), Jean Lopes (PCdoB), Edson Santos (PSD), Mauro Araújo (MDB), Protássio Nogueira (PSD), Rodrigo Valverde (PT) e Antonio Lino (PSD). Também estavam a dirigente regional de ensino, Fernanda Carlini, e o juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, Thiago Massao Cortizo Teraoka.
*Texto supervisionado pelo editor.