A expectativa da Secretaria de Finanças de Mogi das Cruzes sobre o Programa Especial de Refinanciamento de Débitos (Refis) deste ano é que o volume de acordos seja maior no próximo mês. Segundo o titular da Pasta, Clovis da Silva Hatiw Lú Junior, o crescimento será influenciado pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores.
"Como ainda estamos no começo do mês e muitas pessoas não receberam o salário, o aumento dos acordos será maior nas próximas semanas. Com o pagamento do 13º, a procura será ainda maior", calculou o secretário.
O primeiro dia para aderir ao Refis e negociar o pagamento de dívidas ativas foi ontem. O secretário pontuou que as pessoas têm até 29 de novembro para obter os acordos. "O prazo não será estendido, portanto, as pessoas têm 60 dias para aproveitar a oportunidade de renegociação das dívidas", frisou.
A expectativa para a arrecadação com o programa é o mesmo de 2017, R$ 37,5 milhões. No ano passado, a prefeitura não ofereceu o benefício. O pagamento de dívidas à vista terão desconto de 100% nos juros e multas. Os outros abatimentos serão realizados de forma escalonada de acordo com o número de parcelas. A negociação pode ser feita pela internet ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).
*Texto supervisionado pelo editor.