O Largo do Rosário, na região central da cidade, recebe neste mês, toda quinta e sexta-feira, das 10 às 17 horas, a Feira Temática de Cogumelos, promovida pela Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes, por meio do programa Mogi é Agro. São comercializados no local os cogumelos tipo shitake, shimeji (preto e branco) e champignon paris. A programação começou ontem e segue até o final do mês.
A feira tem a proposta de valorizar a produção local e incentivar as várias formas de consumo do produto, inclusive com a apresentação do aspecto nutricional do alimento e seus benefícios para a saúde. "Nosso objetivo é fortalecer o agronegócio de Mogi e uma das bases deste trabalho é resgatar o mercado interno com a apresentação destes produtos e seu potencial", disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo. A estratégia de marketing para a divulgação dos produtos mogianos também conta com os lançamentos de safra.
Mogi das Cruzes é líder nacional na produção de cogumelos, concentrando 60% dos produtores de todo o Brasil. A produção movimenta anualmente R$ 22 milhões. Outros produtos que são referência na agricultura mogiana também são expostos em locais estratégicos da cidade com estandes personalizados. Para participar das feiras temáticas, os produtores se inscrevem em um chamamento público. Os editais são publicados no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (www.mogidascruzes.sp.gov.br).