A expectativa é grande dentre as 203 unidades escolares da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, que participaram neste ano da terceira edição do Selo Cozinha Nota 10. As escolas premiadas pela iniciativa, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, serão conhecidas hoje, às 19 horas, no auditório do Cemforpe. O evento faz parte da programação do Outubro Educação, mês dedicado à apresentação de projetos e ações da área de Educação, que têm transformado vidas na cidade.
Desde sua primeira edição em 2017, o número de escolas premiadas tem crescido a cada ano. "No primeiro ano, premiamos 43 escolas. No ano seguinte, crescemos para 92 e neste ano, vamos certamente superar a marca de mais de cem escolas e creches que receberão o selo", disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.
As unidades escolares são premiadas nas categorias creche, educação infantil parcial, ensino fundamental parcial e ensino fundamental integral. A comissão avaliou os seguintes critérios: comida mais saborosa, cumprimento do cardápio, limpeza, higiene, organização da cozinha e do estoque, organização interna do trabalho; controle de estoque e armazenamento e ações educacionais diferenciadas na área de alimentação escolar.
A merenda escolar fornece a cada ano uma média de 37,3 milhões de refeições. São 47.280 alunos atendidos, sendo 23,5 mil em período integral. As escolas receberão o selo e um certificado em reconhecimento ao seu trabalho. Os profissionais das cozinhas também receberão certificados. Pela programação do Outubro Educação, haverá no domingo a Feira Cultural e Empreendedora do Crescer.