Municípios da região realizam hoje o Dia D de vacinação contra o sarampo. As crianças com mais de seis e menos de cinco anos são os alvos dessa parte da campanha. Além do Alto Tietê, a ação para reforçar a imunização deve ocorrer na maioria das cidades do Brasil.
Na região, os trabalhos começam às 8 horas. Em Suzano, por exemplo, a campanha ocorrerá em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), até as 17 horas. Além dos locais físicos, dois postos volantes também serão utilizados. O primeiro posto móvel a iniciar atendimento será o do Parque Max Feffer, que ficará montado no Pavilhão Zumbi dos Palmares das 8h30 às 16h30. Juntamente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR), também estará disponível a vacina da febre amarela. Já o posto volante a ser montado em uma das entradas do D'Avó Hiper, que fica na avenida Armando de Salles Oliveira, 1.200, Parque Suzano, funcionará em período estendido, das 9 horas às 19h30.
Para o secretário Municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, esses dois postos foram definidos após estudos. "Estes são locais estratégicos que escolhemos em razão da grande movimentação de pessoas ao longo do dia, em especial de crianças do público-alvo. E definimos horário diferenciado com o objetivo de facilitar para os pais e responsáveis".
Em Mogi das Cruzes, das 8 horas até o meio-dia, 14 salas de vacina da Rede Básica estarão abertas para receber as crianças que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo. O secretário de Saúde de Mogi, Francisco Bezerra, ressaltou a importância da vacinação. "Nesta faixa etária de até 5 anos, o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias em dia, como determina o Calendário Nacional. Além disso, devem ser vacinadas também as crianças de seis a 11 meses".
Na cidade de Poá, assim como Suzano, a vacinação começa às 8 e segue até as 17 horas, porém, duas UBSs ficaram de fora da ação. "As unidades de saúde da Vila Jaú e do Santa Helena não participarão do Dia D, por uma questão técnica. Todas as outras estarão de portas abertas, para o atendimento e imunização das nossas crianças", explicou a secretária de Saúde, Flávia de Souza Verdugo Marques.
Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Arujá também programaram as unidades de saúde para o Dia D da vacinação. A mobilização terá início às 8 horas nas três cidades, mas em Arujá, o término da ação será as 16h30, diferente de Itaquá e Santa Isabel, que terão os trabalhos encerrados às 17 horas.