O paciente portador de osteoporose precisa tomar alguns cuidados permanentes e que devem ser inseridos à rotina, como explica a aposentada Maria Piedade Targino, de 70 anos, que desde dos 20 anos faz tratamento contra a doença. "Por conta da osteoporose passei a usar bengala e não uso mais chinelo, porque fico mais vulnerável a cair e quebrar algum osso", contou.
Além desses cuidados, dona Maria fixou barras de apoio no banheiro, não coloca tapete em casa, não faz mais faxina, evita subir escadas e, por insegurança, deixou de andar sozinha na rua. "O médico me avisou que se eu cair é perigoso porque corro o risco de não conseguir andar mais".
Quando está em casa, dona Maria prefere andar descalça, pois sente mais firmeza do que usar calçado.
Alerta
A entrevistada relata que, quando descobriu a doença, sentia dor na região do pescoço e do ombro. Por causa da osteoporose, dona Maria destacou que perdeu as forças no braço e na perna. "Quando pego algum objeto um pouco pesado com o braço direito preciso apoiar com a mão esquerda. Só um braço não aguenta", continuou.
O tratamento da osteoporose, na maioria das vezes, é feito com fisioterapia, remédios e cálcio, que auxiliam na produção desse mineral no organismo.
*Texto supervisionado pelo editor.