Hoje é comemorado um dos feriados mais esperados pelas crianças. Geralmente, é quando elas recebem brinquedos e se divertem à vontade com os colegas. Para o comércio, o Dia das Crianças  é o segundo feriado mais lucrativo no segundo semestre, perdendo apenas para o Natal.
Mas, se tratando de Brasil, sabemos que essa não é a realidade para a maioria das crianças e jovens, que precisam lutar por seus estudos, diversão e por um futuro melhor.
O caso de Nayane Aparecida, de 9 anos, representa a dificuldade de milhares de brasileiros. Ontem, por bem, ela conseguiu aproveitar os brinquedos aquáticos, o pula-pula e as guloseiras oferecidas às crianças pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Layr, uma forma de recompensa pela rotina pesada para uma criança de apenas 9 anos.
Nayane perdeu o pai quando tinha 4 anos e, com isso, sua mãe, Iona Irene Ortiz, teve que lutar para cuidar sozinha dos dez filhos. Segundo a filha caçula, sua mãe sempre apoiou os estudos dos filhos e faz de tudo para que tenham boa educação. Mas, para que os planos da mãe sejam realizados, Nayane precisa "caminhar com as próprias pernas", mesmo com tenra idade. Só para ir à escola, ela caminha por mais de uma hora para chegar até a Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Doutora Ruth Cardoso, onde estuda.
A menina, que adora ler e escrever, contou que um dia quer ser médica, pois acredita ter aptidão para cuidar das pessoas. E sua "faculdade" começou cedo. À reportagem, Nayane contou que há cerca de dois anos um de seus irmãos foi preso, o que causou diversas complicações à mãe, que precisou de tratamento psicológico. Com isso, foi a pequena Nayane quem ficou responsável por dar apoio à mãe, Iona, o que não a privou de dar continuidade aos estudos. 
Ação
O Cras do Jardim Layr realizou ontem uma ação voltada para as crianças do bairro, com diversos brinquedos, comidas e jogos recreativos. O evento contou com mais de 300 pessoas, entre pais e filhos, que aproveitaram o evento voltado para a comunidade.
Comércio
Os comerciantes que vendem produtos infantis com lojas localizadas no centro de Mogi das Cruzes estão com boas expectativas de lucro para hoje, quando é comemorado o Dia das Crianças. Os entrevistados afirmaram na manhã de ontem que, geralmente, é aos finais de semana que as vendas apresentam melhora.
Com a mesma perspectiva, a proprietária Silvia Maria, de 47 anos, contou que as vendas já tiveram crescimento desde a semana passada. "Embora já tenhamos vendido bastante artigos infantis, acredito que hoje, no próprio feriado, a gente lucre ainda mais, porque muitas pessoas deixam para comprar os presentes para os pequenos em cima da hora", disse.
Já com o alcance de 5% de acréscimo nas vendas, o gerente Nilton dos Santos, 41, também disse que hoje é o dia que a loja receberá mais clientes. "Nos dias de semana, as pessoas não têm muito tempo para ir às compras, então deixam tudo para o fim de semana", explicou.
*Texto supervisionado pelo editor.