Você sabe quais são os cuidados e a atenção necessária para atendimento aos idosos? Foi pensando em tirar as dúvidas para quem quer trabalhar nessa área ou tem algum idoso na família que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby ofereceu a oficina de Cuidador de Idosos em parceria com a Univeritas. A ação aconteceu na segunda-feira passada, e foi ministrada pela professora Marli Reinaldo. A atividade foi totalmente gratuita e os participantes receberam certificação.
A abordagem trouxe os temas: qualidade de vida frente ao idoso; o reconhecimento das alterações do corpo com o passar da idade e a percepção dessa mudança e favorecimento da saúde mental e física. Marli enfatizou a importância da incorporação de atividades lúdicas para exercitar a memória e também a necessidade de atenção especial à nutrição com a inclusão de frutas e verduras. "Precisamos evitar alimentos condimentados, açúcar e embutidos, como a salsicha", exemplificou.
Segundo ela, é preciso que o próprio cuidador também adquira conhecimento para utilizar de metodologias e evitar que ele mesmo adoeça. Outro aspecto é preservar a autonomia do idoso. "Permitir que o idoso faça o que ele consegue fazer e manter o laço familiar", explicou a profissional.
Andressa Janaina Martins Silva, de 31 anos, é frequentadora do Cras Caiuby e cuida da avó que está acamada. "Muito do que se falou aqui me ajudou bastante, tirou as minhas dúvidas e, principalmente, os movimentos para que eu não machuque ela", relatou. Sirlene Guimarães, de 43 anos, também participou da palestra. "Essas reuniões que têm aqui no Cras estão me ensinando a ver os idosos de maneira mais carinhosa, diferente e fazer com que eu seja uma cuidadora de idosos. Se não particular, pelo menos do meu pai e da minha mãe", disse.