A Secretaria Municipal de Saúde de Arujá promove uma série de ações dedicadas ao Outubro Rosa, com intuito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades já tiveram início e seguem até o dia 23 de outubro. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá têm palestras, agendamentos de mamografias, coletas de Papanicolau e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de hábitos saudáveis e exames frequentes. Mundialmente, a anomalia nos seios é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo mais frequente a partir dos 40 anos. Abaixo dessa idade, a ocorrência é menor, assim como a mortalidade, com menos de 10 óbitos a cada 100 mil pessoas. Já a partir dos 60 anos, o risco é dez vezes maior.
Na unidade do Jardim Real, há coleta de papanicolau, solicitação do exame de mamografia, práticas integrativas com agentes de saúde, palestra sobre autoexame e desenvolvimento da doença nos dias 14 e 21, das 8 às 10 horas.
Já na UBS do Barreto, haverá palestras preventivas sobre câncer também no dia 14, às 14 horas; automassagem dia 16, às 9 e às 14 horas; planejamento familiar no dia 17, às 14 horas; câncer de colo de útero no dia 21 às 14 horas, e fisioterapia para mulheres no dia 23, às 9 e às 14 horas, além de coleta de Papanicolau e pedidos preventivos de mamografia.