Onze classificados para o cargo de conselheiro tutelar em Mogi das Cruzes, nas eleições que ocorreram no domingo passado, foram intimados ontem pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) para que apresentem defesa entre segunda e sexta-feira da próxima semana, diretamente na Casa dos Conselheiros, na rua Francisco Franco, 133, no centro.
Isso porque, os classificados Laís de Paula A. Pereira, Monique A. C. Souza, Cida, Maria do Rodeio, Paola Galvão, Leda Maria, Mirena Gonçalves, Carol Milan, Suzan Cristina de Macedo, Roger Lucarefski e Georgia Paty, são considerados envolvidos em irregularidades durante a votação, dentre elas, boca de urna e transporte de eleitores em vans até o local de votação. Essa situação pode alterar a classificação geral.
As ocorrências foram relatadas pelo Ministério Público (MP), pelos conselheiros do CMDCA, fiscais e munícipes, que identificaram as irregularidades durante o dia da votação. Na quarta-feira à noite e ontem pela manhã, o CMDCA se reuniu para analisar as ocorrências registradas e, por meio de uma resolução, identificou os classificados envolvidos. Os intimados devem apresentar a defesa das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
De acordo com a presidente do CMDCA, Luana Correa Guimarães, os classificados que forem identificados nas condutas irregulares poderão ter a candidatura cassada. No entanto, nas próximas eleições eles podem se candidatar. "Essas situações prejudicam o candidato envolvido, pois ele fica sujeito a perda do mandato. Já o processo de eleição não fica prejudicado, pois foi realizado com toda lisura e transparência, inclusive com o acompanhamento do MP", explicou.
Em resolução, está estipulado que cópias das denúncias e ocorrências formuladas serão disponibilizadas aos candidatos e, após a apresentação dos recursos, cada um dos intimados deverá prestar depoimento. "Após as oitivas e análise das defesas, a comissão se reunirá e proferirá decisão acerca do julgamento das irregularidades apontadas. A não apresentação da defesa implicará em aplicação de revelia e confissão, que será oportunamente avaliado em julgamento da comissão", destaca o documento.
Dos candidatos intimados, há alguns dos mais votados, como Leda Maria da Costa, Georgia Paty, Roger Lucarefski e Maria do Rodeio (veja quadro). A reportagem tentou contato com os candidatos, mas não teve êxito.