A Prefeitura de Biritiba Mirim e a Secretaria de Assistência Social iniciam hoje o serviço Casa do Futuro. A ação é uma espécie de Cadastro Único e Bolsa Família Itinerante que prestará atendimento aos moradores. O lançamento do projeto acontece às 14 horas, na praça São Benedito.
Na Casa do Futuro serão disponibilizados os mesmos serviços oferecidos pelo Cadastro Único no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), porém de forma itinerante. Os habitantes poderão receber atendimentos relacionados Cadastro Único, possibilitando a inclusão em programas federais, como bolsa família, BPC, Renda Cidadã, Tarifa Social, entre outros.
Durante dois meses o veículo da Casa do Futuro vai percorrer os seguintes bairros: Castelano, Terceira, Casqueiro, Pomar do Carmo, Santa Catarina, Sogo, Jardim Yoneda, Jardim dos Eucaliptos e Hiroy.
O objetivo é que a Casa do Futuro realize um atendimento descentralizado e de qualidade, identificando, cadastrando e atualizando pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social que vivem fora do sistema de proteção, além de desenvolver abordagem socioassistencial. Por isso, o veículo passará por alguns bairros priorizando os locais mais distantes do centro da cidade, para ajudar aqueles que não possuem recursos financeiros ou dificuldades para se locomover.
O veículo é equipado para melhor atender a população e conta com dois computadores, impressora, rampa de acesso, balanças para a pesagem de adultos, crianças e bebês, entre outros. Os locais e datas que a Casa do Futuro permanecerá em cada bairro serão divulgados em breve.