Arujá terá amanhã, a partir das 19 horas, no Espaço do Empreendedor, um novo encontro do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), voltado a Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) das mais variadas áreas de atuação. A ação é fruto da parceria do Sebrae com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A primeira edição do programa na cidade ocorreu no mês passado. O ALI tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas por meio de orientação proativa, gratuita, individualizada e personalizada de bolsistas do CNPq devidamente selecionados e capacitados, pelo Sebrae, para acompanhar o negócio.
Na prática, funciona com os ALIs visitando as empresas, apresentando soluções e oferecendo respostas às demandas delas. As mudanças geram impacto direto na gestão, na melhoria dos produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado.
"Fizemos a primeira oficina do programa ALI em setembro e devido à grande aceitação dos empreendedores, conseguimos, junto ao Sebrae, mais vagas. Todos que participarem do programa concorrerão de premiação da melhor inovação, uma maneira de incentivar o aperfeiçoamento continuado do empresariado arujaense", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan.
"O programa é realizado por bolsistas do CNPq devidamente selecionados e sob a mentoria dos analistas do Sebrae. Os agentes irão até a empresa trazendo mais familiaridade a cada negócio", explica a analista de negócios do Sebrae, Priscila Tomie Ogawa Ota.