As sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) terão expediente das 8 horas às 16h30 amanhã para a vacinação de crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida que ainda não foram imunizadas contra o sarampo.
Para receber a dose, é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação. "Nenhuma criança poderá ser imunizada se os responsáveis não levarem a caderneta", enfatizou a diretora de Vigilância em Saúde de Arujá, Mirian Miletti. "Esta é uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde e, por isso, a apresentação é necessária. Trata-se de uma vacina seletiva, apenas para as crianças dessa faixa etária e só serão vacinadas aquelas que ainda não tomaram as doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)", explicou. Arujá tem, atualmente, 23 casos confirmados da doença.
Também amanhã, a segunda edição do evento "Prevenção ao Câncer Bucal" será das 9 às 17 horas, na rua Professor Luiz Gonzaga Colangelo Nóbrega, 151, no Parque Rodrigo Barreto, próximo à Escola Municipal Hermínia Araki.
Organizada pelo vereador Paulo Henrique Maiolino (PSB), o Paulinho Maiolino, em parceria com a ONG Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), a iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Um ônibus adaptado oferecerá atendimento à população. Serão distribuídas senhas para os 30 primeiros homens que tiverem interesse em realizar o exame de Prevenção ao Câncer de Próstata (PSA), além de testes rápidos de hepatite B, C e sífilis.
Haverá acolhimento e aconselhamento para testes de HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizados no local, exames de glicemia (diabetes) e pressão, além de cortes de cabelo para doação de perucas às mulheres com câncer.