Ao contrário do que muitos imaginavam, a instalação do pedágio no km 45 da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) se tornará realidade após algumas obras básicas de conservação de solo, sinalização, iluminação e drenagem, previstas para serem concluídas até o final do primeiro ano de concessão - em meados de 2021. Havia a expectativa de que, ao menos, fossem realizadas grandes obras antes da instalação do impopular posto de cobrança, como por exemplo, as antecipadas pela reportagem do Grupo Mogi News do último domingo, que dizem respeito às travessias, viadutos ou pontes, que serão instaladas apenas a partir do quarto ano de concessão das rodovias.
Também antecipado pelo Mogi News, em matéria do dia 28 de agosto deste ano, assim que a concessionária vencedora do processo de concessão assumir os mais de 240 quilômetros de rodovias (incluindo também estradas que não cortam Mogi das Cruzes e região), em outubro de 2020, ela deverá iniciar o Programa Intensivo Inicial (PII), sendo que as primeiras melhorias estão previstas para abril de 2021, entretanto, longe de resolver os problemas de tráfego das estradas que dão acesso ao litoral, o que justificaria - em partes - a instalação de uma praça de pedágio.
Por exemplo, para o sexto mês de concessão, será feita a limpeza geral de pistas, acostamentos, canteiro central e nas laterais da faixa de domínio, bem como a poda e remoção de árvores e arbustos que comprometam o sistema de drenagem ou à segurança viária e revitalização de cercas, muros e alambrados. Trabalhos de drenagem, como desobstrução de bueiros, por exemplo, e de sinalização como reparo de placas e de sinalização horizontal, também estão previstos para acontecer até abril de 2021.
Já as operações para recuperação do pavimento, que para as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga (SP-98) se tornam secundarias, devido as boas condições atuais, estão previstos para serem finalizados até agosto de 2021, ou após dez meses de concessão, mas também sem grandes mudanças. Está prevista uma operação tapa-buracos, correção de depressões, reparos superficiais e profundos, entre outros trabalhos mínimos.
Para setembro e outubro de 2021, os trabalhos de recuperação asfáltica continuam, além da apresentação de relatórios por parte da futura concessionária com o intuito de indicar à Artesp as melhorias feitas que, segundo o órgão estadual, justificariam o pedágio.
PII
"A obrigatoriedade do Programa Intensivo Inicial (PII) é uma premissa de todos os contratos de concessão". Estas são palavras da Artesp, se referem às melhorias iniciais necessárias a serem feitas antes da instalação do posto de cobrança. Tal sistema prévio de melhorias foi implantado no lote de concessão Piracicaba até Panorama, no interior do Estado.