Alunos beneficiados pelo projeto "A Música Venceu" participam amanhã, às 11 horas, na Escola Estadual Professora Jussara Feitosa Domschke, em Suzano, de uma aula-concerto, em conjunto com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. A inciativa, idealizada pelo maestro João Carlos Martins, tem o objetivo de promover, por meio da educação musical, a democratização da cultura e a inclusão social. O projeto, que já tem 10 anos, é fruto de uma parceria entre a empresa Clariant, em Suzano, com a Fundação Bachiana. 
O propósito do programa é de ensinar os principais conceitos da linguagem musical aos jovens. São aulas de violino, violoncelo, viola, percussão e canto/coral nas instalações da escola estadual em Suzano, com a expressiva marca de mais de 800 crianças e adolescentes já atendidos. A aula-concerto, que ocorre amanhã, inicia o ciclo de comemoração dos 10 anos que se estenderá durante 2020.
Segundo ele, as ações são desenvolvidas na comunidade vizinha à empresa. "Especialmente com foco em educação, incluindo temas como sustentabilidade, esportes, formação em química, entre outros, sempre com base na política de sustentabilidade da companhia", complementa.
Escola
A coordenadora da escola, Maura Andrea Prado, afirma que o projeto transformou a instituição. "Ao longo desses anos, além de enriquecer o ambiente escolar com a música, acompanhamos o impacto positivo no desempenho dos alunos, por exemplo, com melhores notas e aumento na frequência. Também observamos nitidamente que os alunos se sentem mais felizes, mais integrados à instituição, que hoje é referência na cidade. Muitas famílias de outros bairros buscam vagas aqui porque querem participar do nosso projeto de música. A comunidade tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa", afirma 
Entre os jovens que abraçaram a música está Lucas Ventura, de 19 anos. Ele faz aulas desde 2011 e, hoje, também atua como assistente dos professores. Integrante da Orquestra Jovem de Mogi das Cruzes, Lucas quer seguir carreira como músico e já teve oportunidade de tocar no Teatro Municipal, na Sala São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. "Meu sonho é tocar em grandes orquestras nacionais e internacionais", comenta.
Violino
Analice Rodrigues Barboza, de 13 anos, participa das aulas desde 2015. Sempre teve vontade de estudar música e, por meio do projeto, descobriu o violino. Com muita dedicação, alcançou expressiva evolução nas aulas, tanto que participa de diversos concertos com atuação solo. "Também realizo apresentações com o grupo em asilos na cidade de Suzano", comenta a aluna reforçando o alcance social da iniciativa.