A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba realizou um evento educativo para 109 casais, como parte de seu programa de Planejamento Familiar. O encontro, que ocorreu na manhã de domingo, teve o objetivo de elucidar dúvidas sobre os principais métodos contraceptivos disponíveis, além de dar encaminhamento em processos para cirurgias de vasectomia e laqueadura.
Em sua palestra, o médico Roberto Mitio Kato discorreu sobre como funcionam os métodos contraceptivos mais conhecidos, explicando quais cuidados os casais devem ter no caso de laqueaduras e vasectomias. Com abordagem leve e acessível, a explanação do cirurgião geral serviu para desmistificar a questão e eliminar crenças infundadas sobre os procedimentos. Pais da pequena Thaylla, Daniele Rodrigues da Silva e Wilson de Souza Pacheco aprovaram a palestra. "Foi muito boa, engraçada, e explicou direitinho como funciona", comentou Daniele.
Após a apresentação, os casais receberam atendimento individualizado, passando por avaliação médica e psicológica. Em seguida, profissionais de enfermagem da secretaria agendaram os exames complementares para aqueles que irão passar por cirurgias.
"O atendimento aos casais em eventos desse formato é uma excelente maneira de agilizar o processo, já que as informações são passadas de uma só vez, para um grande número de pessoas", observou o Secretário Municipal de Saúde, William Harada.
O programa de Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba funciona ininterruptamente. Os casais interessados podem buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para dar início ao processo. Após a inscrição, é necessário participar de algumas reuniões preparatórias.