Enquanto os casos de crimes contra os motoristas de transporte por aplicativo continuam numa escalada crescente, os delitos contra os taxistas caíram 90% nos últimos anos, segundo informações do Sindicato dos Taxistas de Mogi das Cruzes. Em contato com a reportagem, o presidente da entidade, Sandro Monfort, afirmou que a experiência adquirida com os anos de prática, fez com que a categoria aprendesse a driblar os crime frequentes no começo do século.
"Quando os aplicativos abocanharam o movimento de passageiros eles também abocanharam as mazelas do serviço. Sabemos conversar com o passageiro e negar uma corrida, temos essa malícia", disse Monfort.
Outro ponto elencado pelo representante da categoria para a redução no número de casos criminais contra os taxistas é a adesivagem obrigatória, sendo que assim os taxistas se tornam mais visíveis e identificáveis.
"Sem contar que os taxistas têm seguro de seus veículos e isso dá mais tranquilidade. Esses profissionais sem experiência têm receio de perder o carro e acabam se colocando em risco para evitar prejuízos", apontou Monfort. Em tom de provocação, ele aproveitou para "convidar" os motoristas de transporte por aplicativo para uma palestra ministrada por alguns taxistas experientes, na qual seriam apresentadas estratégias para se evitar os assaltos. "Sindicato está à disposição", ironizou.(F.A)