O ciclismo, praticado como esporte, fortalece a musculatura, auxilia no funcionamento do coração, reduz o estresse e contribui para a prática de outros esportes. Além desses benefícios, a atividade também é uma ótima alternativa de lazer e conhecimento cultural.
É um esporte que não possui contra indicação, mas é necessário que o indivíduo esteja ciente da quilometragem que irá percorrer e do tipo de terreno. Para que, de acordo com suas condições físicas, consiga realizar o percurso sem problemas. Algumas precauções são necessárias antes de iniciar a atividade, como fazer alongamento para evitar lesões, estar alimentado e hidratado. "Antes de um pedal é recomendado fazer uma refeição balanceada e estar bem hidratado. Porque o clima pode influenciar na desidratação, assim como o tipo de percurso", ressaltou Gustavo Teixeira, educador físico e ciclista.
Teixeira conta que o grupo de ciclismo do qual faz parte costuma fazer paradas técnicas nos pontos históricos das cidades por onde percorrem, e assim conhecem a cultura da região. "Nessas cidades quando paramos para nos hidratar, acabamos conhecendo as igrejas, bicas d'água e estações ferroviárias que contam um pouco da história do lugar", ressaltou.
*Texto supervisionado pelo editor.