O Comando do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana divulgou o último balanço sobre mortes no trânsito registradas em Mogi entre o primeiro semestre de 2018 e o mesmo período de 2019. O departamento que também atende Guararema, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Salesópolis, confirmou que os óbitos caíram 50%. Nos seis primeiros meses de 2018, 12 pessoas morreram e, neste ano, houve seis vítimas fatais.
É importante destacar que os dados não contabilizam os acidentes em rodovias, apenas em vias municipais. Em relação às infrações no trânsito, a queda foi de 37,7%. No primeiro semestre de 2018 o total de autuações foi de 9.412 e, no mesmo período deste ano, 6.329 pessoas também receberam multas.
Semana do Trânsito
O município está realizando diversas atividades de prevenção dos acidentes no tráfego e conscientização aos moradores, com destaque para a Semana Nacional do Trânsito. O lançamento oficial da programação no município reuniu cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino durante a manhã da última quarta-feira, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).
O evento ocorreu às 10 horas e os alunos ocuparam grande parte da plateia que garantiu a diversão em todas as atividades propostas pela prefeitura. No início da programação, a Companhia Radiofônica apresentou uma peça teatral sobre os direitos e deveres do motoristas e pedestres. O coral Canarinhos do Itapety exibiu em seguida três canções, uma delas foi a "O que é? O que é?", do cantor Gonzaguinha.
Estiveram presentes no lançamento da ação o prefeito Marcus Melo (PSDB), a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Kain Melo, o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida e também o secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Madureira Sales.
Além da entrega das primeiras cartilhas educativas, o prefeito explicou a importância de direcionar a campanha educativa para as crianças. "Conseguimos orientá-los de forma correta sobre o trânsito e incentivá-los a manter a conscientização em casa junto aos pais também", explicou.
*Texto supervisionado pelo editor.