Estão abertas as inscrições para um curso gratuito de narração de histórias realizado pela Arte Despertar, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O curso é aberto ao público e começa no dia 19 de outubro, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Já as inscrições ficarão abertas até o dia 8 de outubro. 
Serão seis encontros, com quatro horas de duração cada, todos aos sábados, das 9 às 13 horas. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar a narrativa oral em diferentes ambientes, assim como a relevância da narração de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.
Ministrado por uma dupla de experientes de arte-educadoras, o curso traz a arte de contar histórias como um incentivo à criatividade e à manifestação de diversas formas de expressão, compartilhando sentimentos, conhecimentos e experiências.
O tema é abordado por meio do conteúdo programático, que inclui vários tipos de histórias, como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros. A relação com a música, as inúmeras abordagens possíveis para se contar uma história, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação e o papel do contador de história ao longo da história universal.
As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e as vagas restritas a 25 alunos por curso. O projeto é realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Bexp, Track & Fild e Wickbold.
Arte Despertar
A Arte Despertar é uma organização social que desenvolve projetos e ações na área da saúde para conectar pacientes, acompanhantes e profissionais de um jeito profundo e significativo. Ela usa a arte e a cultura para proporcionar experiências que impulsionem descobertas, reflexões e mudanças de atitudes. A arte funciona como um instrumento de comunicação e expressão. E a cultura entra como elemento essencial no resgate de identidade e de histórias de vida. Tudo isso tendo a educação como base.
Fundada em 1997, a organização busca propiciar experiências que criem conexões e vínculos significativos entre as pessoas.