Estudantes de administração que atuam na Prefeitura de Arujá promovem hoje, das 9h30 às 11 horas e das 15 horas às 16h30, uma feira de diversidade cultural, no Casarão das Artes. O projeto faz parte do Programa Jovem Aprendiz, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Todos os jovens aprendizes prestam serviços em setores da administração municipal durante quatro dias úteis. No quinto, participam de capacitações do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) voltadas à preparação para o mercado de trabalho e à ampliação de conhecimentos.
"Queremos que tenham uma primeira experiência de trabalho profundamente exitosa. Isso, portanto, inclui as funções de cada um em seus departamentos, mas também estas oficinas e capacitações", afirmou a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.
A instrutora de aprendizagem do Ciee e responsável pelo polo, Ana Lídia Campos, explica que a diversidade é tema recorrente nas atividades. "O objetivo é que se formem bons profissionais e cidadãos e, por isso, tratamos de desigualdades, a importância do respeito com o outro. Planejamento financeiro e raciocínio lógico são outros temas que abordamos", disse.
A feira contará com estandes onde serão expostos os trabalhos que os jovens realizam semanalmente. Dinâmicas e outras atividades interativas também farão parte da programação.
O Programa Jovem Aprendiz foi instituído pela Lei Municipal 3.038, de 29 de junho de 2018, e regulamentado pelo Decreto 6.991, de 29 de agosto. Os documentos estão disponíveis no site da prefeitura.