Os estudantes das escolas da rede estadual de Mogi das Cruzes, Américo Sugai, Galdino Pinheiro Franco, Arlindo Aquino e Alzira Fernandes Scungisqui, estão enfrentando problemas com a merenda escolar há mais de um mês.
A reclamação surgiu por intermédio do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que apontou a escassez de alho e cebola no preparo dos alimentos. A instituição recebeu pedidos de alunos e professores para o apoio das reivindicações a fim de solucionar o problema na alimentação.
De acordo com a coordenadora da Apeoesp, Inês Paz, no final de agosto foi realizada uma audiência entre o sindicato e a Diretoria de Ensino de Mogi. "Na reunião, foi acordado que brevemente o problema seria resolvido, mas ele persiste até hoje", afirmou. Ainda segundo a dirigente, muitos alunos levaram alho e cebola como doação para contribuir na merenda da escola.
"Alguns professores também tiveram a necessidade de levar os dois ingredientes para compor as merendas ou precisaram utilizar o dinheiro adquirido por meio da Associação de Pais e Mestres (APM)", disse Inês. Entretanto, este rendimento deve ser utilizado apenas para ajudar as escolas a atingirem os objetivos educacionais, como, por exemplo, a compra de materiais necessários para auxiliar os alunos em atividades didáticas.
A Diretoria de Ensino do município se manifestou sobre as reclamações e explicou os próximos passos do ocorrido. "Nós informamos que já recebemos os recursos para a aquisição de temperos na última sexta-feira. Portanto, a compra dos itens apontados também está em processo", explicou.
Andamento
Os responsáveis pelas instituições apontadas pela Apeoesp afirmaram que receberam uma ligação da Diretoria de Ensino de Mogi, na tarde da última terça-feira. De acordo com os funcionários, que preferiram não se identificar, o órgão estadual confirmou que a compra do alho e da cebola já foi realizada e que até o início da próxima semana as escolas receberão os ingredientes para completar a merenda escolar dos estudantes.
*Texto supervisionado pelo editor.