A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes já constatou queda no estoque da vacina pentavalente, que previne contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e hemófilo B. Ontem, o Ministério da Saúde informou que as entregas ficarão interrompidas até novembro deste ano. No entanto, a pasta afirmou que não recebeu nenhum comunicado oficial da União sobre o cancelamento.
Em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria de Saúde afirmou que já não possui estoque das vacinas e que a cidade consegue utilizar combinações para não ficar em falta. De acordo com a pasta, para a polivalente podem ser usada a Dtp com a hep B e a Hib.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Poá também não contam com a vacina. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Sistema Único de Saúde fará uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las.
Já a Vigilância Epidemiológica de Suzano disse que, pelo conhecimento do departamento, até agora não foi definida uma data pelo governo do Estado para reposição dos estoques. Todas as crianças que necessitam receber a dose serão convocadas pela Secretaria de Saúde para a imunização a partir do momento em que os estoques estiverem adequados à demanda.
Em Arujá a imunização também está em falta. A reposição já foi solicitada ao Estado, porém ainda não há previsão de chegada. Biritiba Mirim, ao contrário, tem todos os estoques vacinais completos, inclusive da pentavalente. Mas há a preocupação de que moradores vizinhos procurem Biritiba para se vacinar, o que pode acarretar o fim das doses antes do prazo previsto. (T.M.)