Atualmente Jefferson Leite estuda pós-graduação em cirurgia de animais selvagens, na Faculdade Quallitas. Além disso, o veterinário que - não podia ser diferente - usa um estetoscópio com estampa de bicho, tem também curso de especialização na área de perícias veterinárias e saúde pública. "Eu também estudo muito por conta própria e acabei me especializando nisso", contou.
É bem provável que a competência de Leite tenha ligação direta com a sua dedicação à vida dos bichos silvestres, no entanto, o seu carisma, o sorriso fácil e o amor pela profissão lhe revestiram com uma áurea positiva capaz de se conectar com os bichos que chegam ao seu consultório. "Os bichos não falam, mas também não mentem. Não ficam inventando história como alguns humanos fazem nos consultórios. Então, a gente identifica por meio dos sinais. Por isso, é preciso conhecer a biologia de cada um, diferente de um cão e um gato, por exemplo, que são animais de domínio público", detalhou.
Acostumado a lidar com os animais silvestres e selvagens, o profissional orienta que o contato com estas espécies deve ser feita somente por profissionais. "Chame os bombeiros ou ligue para a Zoonoses da prefeitura. Teve uma vez que uma mulher atropelou um veado catingueiro na Perimetral. O animal ficou desacordado e ela o trouxe de carro até o meu consultório. Já imaginou se ele (veado) tivesse acordado? Ele poderia ter matado a mulher", relembrou.
Leite também comenta que o Alto Tietê é um local que abriga várias espécies de animais. "Para se ter uma ideia, todos os bicudinhos-do-brejo-paulista (pássaro) do Brasil estão no Alto Tietê e pouca coisa no Vale do Paraíba. O mesmo ocorre com o sagui-da-serra-escuro que vive na Serra do Itapeti", detalhou.
Hobby
Periodicamente, o veterinário e os amigos costumam se embrenhar nas matas para observar e fotografar pássaros. Trata-se de um lazer adquirido pelo profissional e outros cerca de 15 amigos. "A gente entra no habitat deles e tem de ter uma postura adequada para fazer isso. Atraímos os pássaros com cantos e, na hora que ele vem ver, a gente aproveita para fotografar. Sempre com muito cuidado e respeito", finalizou.