Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, no ano de 2050, haverá 2 bilhões de pessoas com idade acima dos 60 anos no mundo. Em 2016, levantamento do Ministério da Saúde apontou que o número de idosos no ano de 2030 ultrapassará a totalidade de crianças entre zero e 14 anos. Essa é uma realidade, por isso, com o passar dos anos, os idosos têm recebido uma atenção especial dos órgãos públicos, algo que não é diferente em Mogi das Cruzes. Hoje, quando é celebrado o Dia do Idoso, é importante que os órgãos públicos voltem o olhar para essa faixa etária, que precisa de mais cuidados e atenção, seja fora ou dentro de casa.
Cada vez mais os idosos buscam cuidar da saúde. Só no Pró-Hiper, localizado no Centro Integrado Deputado Maurício Nagib Najar, no Mogilar, há 1,5 mil idosos acima de 60 anos que praticam aulas de musculação e hidroginástica. Já na UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), 1,3 mil pessoas participam das atividades de fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, piscina e academia.
Além de equipamentos específicos, há a Vila Dignidade, que atende idosos em um condomínio fechado, formado por 22 casas individuais. Ao todo, são 11 homens e nove mulheres residentes no local. "Os idosos são encaminhados ao serviço por meio de encaminhamentos realizados pela rede socioassistencial. As inserções são realizadas conforme a disponibilidade de vagas. O serviço conta com acompanhamento social que objetiva a facilitação de acesso à rede de políticas públicas; a reconstrução de vínculos familiares e comunitários; a preservação das condições de autonomia e independência e o estímulo para o alcance da autossustentação" destacou a administração municipal.
Apesar dos equipamentos atenderem uma alta demanda, ainda há bairros que não contam com equipamentos específicos, fazendo com que os idosos se locomovam até outros bairros para participar das atividades, no entanto, o assunto sempre está em debate na Câmara de Mogi, que busca recursos para a construção de novos equipamentos, como outro Centro Dia do Idoso, espaço reservado para que os idosos recebam os cuidados durante o dia, pois não podem ficar sozinhos em casa enquanto os filhos ou responsáveis trabalham ou estudam.
O fato de que nem todos os idosos conseguem se locomover não é um empecilho para o acompanhamento médico. A prefeitura conta com o Programa Melhor em Casa, que presta assistência domiciliar, e o Programa Controle em Casa, voltado para portadores de diabetes.
Mesmo com o avanço e cuidado com os idosos, uma das principais reivindicações não foi atendida pelo Executivo: a isenção da tarifa do transporte público para pessoas acima dos 60 anos. Atualmente, o benefício é aplicado apenas para pessoas acima dos 65. Hoje, são 17.032 idosos que utilizam o Cartão Conforto.