Madrugada de 4 de abril, cerca de 25 bandidos fortemente armados adentram Guararema pelo portal da Freguesia da Escada. A partir deste momento, todos os movimentos da quadrilha começam a ser monitorados pelas lentes do Centro de Segurança Integrada (CSI). O equipamento foi fundamental para a que a polícia chegasse aos criminosos e evitasse ação. Assim como neste caso marcante, as câmeras do CSI ajudam a monitorar e prevenir a prática de crimes na cidade.
Além disso, o equipamento se tornou um forte aliado na redução das estatísticas criminais, sendo parte da rotina dos moradores. No ano passado, por exemplo, a cidade registrou queda nos crimes de furto e roubo de objetos e de veículos em comparação com os dois anos anteriores ao da inauguração do CSI. No caso dos roubo, a redução chegou a 43,1% e do furto de veículos 28,9%.
Inaugurado no dia 24 de junho de 2016, o CSI tornou-se referência em segurança pública e seu modelo foi replicado para outras cidades do Alto Tietê, como Suzano. Agora, o equipamento passa pela terceira fase de expansão, para abranger a região norte da cidade. Ao todo, levando em consideração os equipamentos da região central, e do centro expandido da Vila de Luís Carlos, já são mais de 140 câmeras instaladas na cidade.
Com o trabalho e o monitoramento diário em tempo real, 24 horas, de uma equipe formada por funcionários dos departamentos de Trânsito e Fiscalização da Prefeitura e policiais militares, é possível flagrar e combater situações de furto, vandalismo, tráfico de entorpecentes, estelionato, desinteligência, roubo, comércio ambulante entre outros; além do auxílio à Polícia Civil na investigação, captura e identificação de foragidos da Justiça e de veículos envolvidos em crimes.
Em proporções menores, os crimes mais comuns nos municípios brasileiros, também tiveram suas elucidações facilitadas com a presença do monitoramento.
Há na cidade uma sensação de segurança, principalmente na região central.Por isso, o serviço se faz necessário também em áreas mais distantes do centro, especialmente nos grandes bairros rurais de Guararema. (F.A.)
Texto supervisionado pelo editor.