O Projeto Infarto, iniciativa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que firmou acordo com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), chega a Guarulhos neste mês, dando sequência na programação de treinar profissionais da rede pública de saúde para reconhecer e agir diante de pacientes que se apresentam no serviço de emergência com dor no peito.
Na próxima semana, médicos e enfermeiros dos serviços públicos de saúde serão capacitados por especialistas no Hotel Slaviero. O objetivo da ação é reduzir as estatísticas de mortes e internações por infarto nos municípios participantes do grupo. De acordo com dados da entidade, os profissionais treinados registraram redução de 28,8% a 44,6% nas taxas de mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Para o presidente da Socesp, José Francisco Kerr Saraiva, a ação é de extrema importância. "Reconhecer e atuar sob um protocolo correto aumenta em até cinco vezes as chances de sobrevivência de pacientes que sofrem com esse quadro", disse o especialista.
Para a médica Sílvia Puentes, do Departamento de Coordenação da Urgência e Emergência de Guarulhos, a capacitação vai conferir mais segurança no atendimento. "Isso irá refletir na melhoria da assistência prestada à população e contribuir para a redução do número de óbitos por infarto", destacou.