O Centro Cultural de Mogi das Cruzes vai sediar nesta sexta-feira um importante evento de debate e fomento à cultura: o Ciclo de Gestão Cultural. A atividade faz parte do programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela organização Poiesis, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A primeira atividade do dia, a partir das 9 horas, será uma conversa com o tema Gestão Pública e Cultura, comandada pelo gestor, antropólogo e músico Thiago Saraiva. Partindo do modelo e atuação do programa Oficinas Culturais, ele vai dialogar com dirigentes culturais municipais sobre a importância da constante formulação e manutenção de políticas públicas de vivência e formação na área da cultura, refletindo sobre seus possíveis resultados e impactos socioculturais.
Das 10 às 12 horas será a vez da palestra Direito, Arte e Liberdade, ministrada pela advogada Cris Olivieri, que levantará questionamentos como qual é o limite da arte, qual o papel das instituições e órgãos públicos vinculados à cultura e como aplicar a classificação etária de exposições espaços culturais. Cris conversará sobre a necessidade de garantir que todos possam ser incluídos com seus pensamentos e atitudes, respeitando a liberdade de expressão e o direito do outro de se manifestar culturalmente.
O Ciclo de Gestão Cultural em Mogi das Cruzes se encerrará com mais uma palestra, comandada pela administradora pública e economista Ana Carla Fonseca. A consultora apresentará as bases da economia da cultura e a relação desta com o desenvolvimento de uma governança compartilhada, na qual tenham terreno políticas públicas arejadas, cidadãos ativos e empresas que compreendem a importância de valorizar a inovação. Traçando um panorama que passa por cultura, conexões e tecnologia, a palestrante fará uma reflexão sobre o futuro do trabalho, cidades e territórios criativos, a partir da apresentação de casos reais.
A Poiesis é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Além de Mogi, o evento será levado ainda em setembro às cidades de Itanhaém, no dia 28, e Guarujá, no dia 29, ambas no litoral paulista. As inscrições para as 60 vagas podem ser feitas até amanhã pelo site da prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br. O Centro Cultural fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro.