O Centro Cultural de Mogi das Cruzes acaba de completar quatro anos de funcionamento. Inaugurado em 4 de setembro de 2015, o espaço recebe, em média, público de 10 mil pessoas por mês, em atividades diversas, realizadas em seus três andares, que abrigam espaços com distintas vocações, como a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, a Sala Multiuso Wilma Ramos, o Espaço de Convivência Ilda Veri Lopes e a Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de SantAnna.
O cálculo foi feito com base nas centenas de atividades realizadas, entre ações permanentes e pontuais. Dos programas realizados no espaço, podem ser citados os encontros do coletivo Café Literário, que acontecem sempre aos sábados, o Clube do Xadrez, que é sempre às sextas-feiras, os cursos de narração de histórias e também as exibições de filme, geralmente feitas em parceria com programas estaduais e federais, como Pontos MIS e a Programadora Brasil.
O Centro Cultural também já foi palco para múltiplas oficinas artísticas, como a "Mulheres em Foco", realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as oficinas do segmento audiovisual trazidas pela parceria com o programa Pontos MIS e também o Laboratório das Artes Mogianas (LAM), um conjunto de atividades de formação criado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Outros eventos já realizados repetidas vezes no Centro Cultural são o encontro psicanálise e cinema, que analisa filmes, cursos de narração de histórias e também lançamentos de CDs e livros.
Um dos eventos que mais trouxe público ao Centro Cultural, muito embora esteja apenas em sua segunda edição, é a Semana Nerd/Geek. Iniciada em 2018, a ação já reuniu sozinha quase 3 mil pessoas, em atividades como exposições, jogos de tabuleiro, bate-papo, shows e os Encontros de RPG de Mogi das Cruzes.
Também foram realizadas dezenas de visitas em grupos ao Centro Cultural, além de atividades como a montagem do xadrez gigante, que ocorreu por 12 vezes, bem como ações feitas em comemoração aos aniversários da Biblioteca Municipal. Os shows musicais e espetáculos teatrais também foram responsáveis por boa parte da movimentação no espaço cultural ao longo dos últimos anos. Na galeria de artes, a rotatividade de mostras é igualmente intensa, com exposições que se estendem ao longo de todo o ano. Algumas das mais recentes e que podem ser citadas são "Kaunas", feita em parceria com o Consulado Geral da República da Lituânia, "Galinhos Entre Nós", assinada pelo artista plástico mogiano Mauricio Chaer, a Mostra Coletiva de Artes, de Adelaide Swettler e seus alunos, a exposição "Batman 80 Anos".