O evento que comemorou o centenário da imigração japonesa em Mogi, realizado pelo Bunkyo e pela Associação dos Agricultores de Cocuera, reuniu 400 participantes, de acordo com o presidente do Bunkyo, Frank Tuda. Ao todo, os organizadores homenagearam 83 pessoas que contribuíram para a colônia na cidade, como o prefeito Marcus Melo (PSDB) e os deputados federal Marco Bertaiolli (PSD) e estadual Marcos Damasio (PL), além de outros políticos. A festividade ocorreu no domingo passado, na sede da associação, na rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura.
"A principal importância da comemoração é a homenagem que fizemos às pessoas que prestaram atendimento aos mogianos e mantiveram o tradicionalismo da nossa cultura japonesa. Além disso, esse foi o primeiro evento sobre a imigração que realizamos junto à Associação dos Agricultores de Cocuera", disse Tuda.
Ainda de acordo com o dirigente, foram realizadas duas missas, uma católica e outra budista. "Esse foi um dos momentos também mais importantes, em que mostramos o nosso respeito e tolerância pelas diferenças", afirmou.
Há mais de um século, quando o Brasil começou a receber os imigrantes japoneses que vieram à procura de novas oportunidades, Mogi foi um dos primeiros municípios a acolher os nipônicos. A cidade tinha forte tendência para a agricultura e o comércio, o que facilitava a adaptação dos imigrantes. Até hoje a cidade continua sendo um porto seguro para os japoneses, mas está bem distante de oferecer as mesmas oportunidades do século passado, já que elas se tornaram mais raras. (T.M.)