As Secretarias Municipais de Saúde da região informaram os novos índices de sarampo em cidades que compõem o Alto Tietê. Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano tiveram, juntas, um acréscimo de 35,5% nos casos da doença em quinze dias. No último balanço, as quatro cidades tinham 59 habitantes com sarampo e, em uma quinzena, chegaram a 80.
O aumento mais significativo foi registrado em Ferraz, que diz respeito a quase 100% em relação aos dados do dia 4 deste mês. Duas semanas atrás, a cidade tinha seis pessoas diagnosticadas com sarampo e obteve o praticamente o dobro da quantidade em 15 dias, chegando a 11 confirmações.
Por sua vez, a Secretaria de Saúde de Suzano afirmou que houve um aumento de 50% nos casos da doença, passando de seis para nove. Já Mogi, que antes tinha 18 casos, quando o último balanço foi liberado, confirmou mais nove casos. Em Arujá, no dia 4 deste mês, 11 pessoas já tinham o registro de sarampo, agora a quantidade é de 14, significando o crescimento de 27,2%. Biritiba Mirim, Guararema e Poá informaram que não houve registros de novos casos nos últimos 15 dias.
Em todo o Estado já são 4.299 casos, de acordo com balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado hoje ontem. Em uma semana, foram 708 novos casos. No balanço anterior, divulgado semana passada, eram 3.591 ocorrências da doença.
*Texto supervisionado pelo editor.