O desempenho dos atletas brasileiros no Parapan-Americanos, em Lima no Peru, foi surpreendente, bateu recordes e contou com a ajuda de atletas do Alto Tietê para alcançar os feitos. A edição deste ano contou com a melhor performance do Brasil de todos os tempos. Com a marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze, o país garantiu não só a primeira colocação no quadro geral mas também a melhor campanha na história dos jogos para qualquer país, superando a delegação mexicana, que em casa conquistou, em 1999, 121 medalhas de ouro.
Os destaques da região ficaram a cargo do vôlei sentado, tanto no masculino, que conquistou pela quarta vez seguida a medalha de ouro (Rio de Janeiro 20017, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e agora Lima 2019) quanto no feminino, que ficou com a prata. A equipe dos homens estava muito bem representada pelo treinador do Sesi Suzano, Célio Mediato, e pelos cinco atletas do time suzanense entre os 12 convocados: o central Leandro Santo, o oposto Fabrício Da Silva, o levantador Daniel Yoshizawa, o líbero Renato Leite e o ponteiro Wellington Platini.
Na final feminina contra os Estados Unidos, os 3 a 0 imposto sob as americanas não abalou as atletas que ainda mantem vivas as esperanças do lugar mais alto do pódio para as próximas edições. As brasileiras contaram com quatro atletas do Sesi Suzano entre as convocadas: a levantadora Edwarda de oliveira, a líbero Gizele Costa Dias, a meio de rede Laiana Rodrigues e a ponteira Nathalie Filomena.
Os representantes de todas as categorias do Sesi, inclusive, deram um show à parte. Contando com o maior número de convocados entre os clubes brasileiros, com 17 nomes, a instituição teve grande colaboração na conquista da melhor campanha do Brasil no torneio, e seus atletas retornam para casa com 17 medalhas, sendo 12 de ouro e 5 de prata em quatro modalidades.
Outra modalidade que o Alto Tietê esteve muito bem representado no Peru, foi a bocha. Deste esporte que saiu a 122º medalha de ouro brasileira.
O mogiano Maciel Santos e a suzanense Evelyn Oliveira conquistaram a medalha de ouro nas disputas individuais das categorias BC2 e BC3, respectivamente, cujas finais foram realizadas no último sábado.
*Texto supervisionado pelo editor