Uma árvore que ficava em área particular na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, na altura do número 790, caiu na manhã de ontem. Logo após o ocorrido, a prefeitura realizou a manutenção no local, retirando a araucária. Segundo informações das autoridades, não houve vítimas.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, relatou que no dia 27 de outubro de 2017, o proprietário solicitou uma avaliação da árvore por meio da Ouvidoria. "Os técnicos da secretaria estiveram no local no dia 1º de novembro de 2017 e recomendaram a ancoragem da árvore com cabos de aço, além de uma poda de adequação, com o objetivo de tentar preservá-la", relatou.
No entanto, ainda de acordo com Teixeira, a ancoragem não foi realizada, o que contribuiu para a deterioração e queda da árvore quase dois anos depois. A prefeitura ressaltou que, por ser uma área privada, a responsabilidade de execução das medidas necessárias é do próprio proprietário. "O que a prefeitura recebe são os pedidos de análise e, se for o caso, emite a autorização das ações, mas não é a responsável pelas atividades", completou o secretário.
Mensalmente, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realiza uma média de cem análises de árvores, que são solicitadas por meio da Ouvidoria. Este processo inclui a visita de um técnico no local, a verificação das condições fitossanitárias da árvore, a situação das raízes, do tronco e da copa. A secretaria adquiriu recentemente um aparelho chamado penetrógrafo, que permite identificar essas condições com precisão, facilitando a elaboração de laudos conclusivos, assinados por um engenheiro agrônomo.
A partir da análise, a secretaria fornece orientações para a manutenção das árvores. A prioridade sempre é a preservação e, em último caso, o corte, que só é indicado quando existem riscos para a segurança de pedestres e motoristas. Neste ano, apenas uma árvore em espaço público foi retirada e, no ano passado, foram duas espécies.
*Texto supervisionado pelo editor.