A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Rede Municipal de Atenção Psicossocial, está promovendo uma programação especial para fortalecer o Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Para conscientizar e fortalecer as ações, unidades de saúde promovem atividades voltadas para a conscientização, informação e diálogo sobre o tema. O mês foi escolhido para a campanha porque hoje é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e pela falta de informação. Em Mogi, as ações ocorrem em atenção à Lei Municipal 7.391, de 28 de setembro de 2018, que instituiu a Semana de Valorização da Vida.
A programação foi iniciada no dia 2 de setembro com uma palestra ministrada no Tiro de Guerra pela equipe do Posto de Saúde Vila Suíssa. Na quinta-feira da semana passada, a unidade realizou a primeira roda de conversa e, até o final do mês, diversos eventos serão promovidos pelas unidades de saúde. Confira a programação completa no site da prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.
No dia 17, às 14 horas, a médica Patrícia Guterres Oliveira, diretora clínica do Ambulatório de Saúde Mental e pós-graduanda em Psiquiatria Infantil, fará a videoconferência "Setembro Amarelo - Violências Autoprovocadas: Aspectos Epidemiológicos, Manejo e Prevenção" para educadores da Rede Estadual de Ensino. O objetivo é multiplicar as informações para aumentar as possibilidades de proteção das crianças e adolescentes, com espaço para os participantes tirarem dúvidas sobre o tema.
Também serão ofertadas atividades físicas ao ar livre. Outras unidades de Saúde, como Vila Suíssa, Jardim Camila e Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), também prepararam uma agenda de eventos para reforçar o Setembro Amarelo. Em todos os equipamentos, o tema será lembrando.