A Suzano promove pelo segundo ano consecutivo em Salesópolis ações do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que beneficia diretamente os 1,8 mil alunos das nove escolas da rede pública municipal. Neste ano, o PVE tem como foco a educação ambiental e impulsionou um movimento de separação de materiais recicláveis que envolve as escolas, comunidade e poder público.
"A premissa do PVE é incentivar os jovens a serem protagonistas, participando ativamente das questões importantes para a sua comunidade e cidade. Em Salesópolis, a destinação de resíduos é um tema que envolve todos os setores e foi escolhida dentro da proposta de educação ambiental. Temos visto os alunos, familiares e população engajados nessa missão, com bons resultados atingidos", afirmou Adriano Martins, consultor de desenvolvimento sustentável da Suzano.
Além de trabalharem o tema em sala de aula, as crianças utilizam os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coletar materiais recicláveis. Para cada escola foi estabelecida uma meta, que será recompensada com prêmios como construção de um parquinho, compra de televisão, projetor e até uma sessão de cinema, com direito a transporte e lanche.
"Os alunos e a comunidade estão se conscientizando que é preciso dar uma destinação a tudo que consumimos. O movimento só cresce. Tudo começou com o PVE e agora também contamos com outras entidades parceiras. A cidade está em uma área de proteção de manancial e os custos para transportar os resíduos são altos. Todos precisam dar sua contribuição", afirmou Bernadete Penha de Souza, mobilizadora social do PVE em Salesópolis.
Segundo ela, o grupo mobilizador procura ampliar as ações do PVE para todos os eventos da cidade, como a Festa do Divino, realizada em julho, que teve uma tenda para arrecadação de resíduos recicláveis. Outro objetivo é auxiliar a Cooperativa dos Recicladores de Salesópolis (Cooperares), que recebe todo o material recolhido.
As próximas atividades do PVE serão a realização de um concurso para escolha de mascote e de uma música para o projeto, que também contará com a participação de alunos das escolas estaduais.
O PVE contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Suzano atua, por meio da mobilização social das comunidades. A iniciativa também contempla as cidades que obtiveram melhores resultados no ano. Em 2018, cerca de 5 mil pessoas foram impactadas em Salesópolis e a cidade foi vencedora na categoria nacional de mobilização entre os municípios com até 21 mil habitantes, além de finalista no prêmio de Destaque Nacional.