A chegada da maioridade traz diversas obrigações e uma delas é estar em dia com o serviço militar. Todo brasileiro, quando atinge os 18 anos, deve se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica, mas boa parte é dispensada do serviço.
Aqueles que optam por seguir a carreira militar, no entanto, são homenageados hoje, quando é celebrado o Dia do Soldado em todo o país. Atualmente, para atuar como soldado no Brasil é necessário prestar um concurso público, visto que é o posto inicial da carreira militar. Além disso, a disciplina, coragem e dedicação, são aspectos que cercam aqueles que desejam seguir a carreira.
A obrigatoriedade do serviço militar está instituída no Brasil desde 1908 e, desde então, anualmente, os soldados que servem o Exército Brasileiro são contemplados com a homenagem, além de lembrar dos soldados que já atuaram no grupo e atualmente estão na reserva.
Hoje, às 10 horas, no Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.000, próximo ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, o chefe da Instrução, subtenente Rogério Coelho Barbosa, e demais integrantes do Tiro de Guerra farão uma solenidade em homenagem aos atiradores de 1969.
Em 28 de janeiro daquele ano, a primeira turma de atiradores foi formada em Mogi, tendo ao todo, 280 atiradores. Desde então, o grupo participou de diversas atividades, como do programa televisivo "Cidade contra Cidade", enfrentando o município de Campinas. Dentre as principais atividades que realizaram em Mogi, estão contribuições para a abertura da Festa do Divino Espírito Santo, alvoradas, passeatas, quermesses e a Entrada dos Palmitos. "Vamos realizar uma formatura, quando faremos um evento alusivo do Dia do Soldado, conforme pedido do comandante do Exército, e posteriormente faremos a leitura de uma matéria de 1969, homenageando a turma dos atiradores daquele ano e finalizaremos com uma solenidade e confraternização", explicou o subtenente Barbosa.
A data comemorativa surgiu como uma forma de homenagear Luís Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias. Ele atuou em diversas guerras e combates tanto nacionais quanto internacionais. Nascido em 25 de agosto de 1803, decidiu ingressar na Academia Militar aos 15 anos e posteriormente ganhou o título de Barão de Caxias.