O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) realizou, anteontem, uma operação para fiscalizar e vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em diversos Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais dos municípios. A lista incluiu ações em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis e Suzano.
Na fiscalização, foram encontrados remédios fora do prazo de validade, ausência de farmacêutico técnico, extintores vencidos, condições de armazenamento inadequadas e locais com problemas de infraestrutura.
Na cidade de Ferraz a UBS Bela Vista foi alvo das vistorias, a UBS CDHU, a UBS Dr Geraldo José Rodrigues Alckmin, a UBS Lucas Simplício Deliesposti, a UBS Santo Antonio, UBS Vila Jamil e a UBS Vila Santa Margarida. Por sua vez, em Itaquaquecetuba, a UBS Jardim Caiuby, a UBS Jardim Paineira e a UBS Morro Branco passaram pelo crivo do TCE.
O Hospital Municipal de Poá Doutor Guido Guida e a UBS Dr. Cypriano Mônaco, UBS José Pereta, UBS Maria Eduarda Ribeiro Domingues, UBS Vereador Farid Domingues, UBS Vereador Wellington Lopes, também foram fiscalizadas. Em Arujá, a vistoria foi realizada no Centro de Especialidade Médica (CEM), na UBS Barreto e na UBS Fazenda Rincão
No município de Suzano a UBS do distrito de Palmeiras, Tabamarajoara e a José Mariano de Souza Coutinho Junior passaram também por uma vistoria técnica. Já o Centro de Saúde Vereador João Freire De Almeida foi a única unidade de Salesópolis que passou pela sexta fiscalização.
O resultado dessas ações devem ser conhecidas ainda nesta semana, afirmou o TCE. (N.T.)
Texto supervisionado pelo editor.