A Secretaria de Educação de Suzano realiza neste semestre mais uma edição do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), fruto de uma parceria com a agência do Sebrae no Alto Tietê que envolve 3,6 mil alunos do 1º ao 5º ano de oito escolas da rede municipal. Este é o segundo ano consecutivo da iniciativa na cidade. O objetivo é fomentar a educação e a cultura empreendedora, apresentando práticas de aprendizagem para favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) foi conferir de perto as ontem atividades do JEPP na Escola Municipal Professor Damásio Ferreira dos Santos companhado do gerente regional do Sebrae, Sérgio Gromik, dos secretários de Educação, Leandro Bassini, e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, da diretora da unidade, Miriam de Souza Macre, de servidores das pastas envolvidas e de educadores. Eles foram até sala do 5º ano A e conversaram com os estudantes.
Na prática, o Sebrae promove capacitação e oferece material didático necessário, enquanto os professores promovem as atividades com os alunos, que têm como objetivo a criação de produtos ou serviços baseados nos temas propostos, um para cada ano do ensino fundamental: "O mundo das ervas aromáticas", "Temperos naturais", "Oficina de brinquedos ecológicos", "Locadora de produtos" e "Sabores e cores". O projeto inclui ainda as Escolas Municipais Professora Ana Rita Gomes (Jardim Margareth), Ângela Martins de Oliveira (Jardim Dora), Sérgio Simão (Jardim Europa), Professor Manoel Vicente Ferreira Filho (Vila Helena), Odário Ferreira da Silva (Vila Rica), Professora Sônia Regina Alonso Ostermayer (Recanto São José) e Vereador Waldemar Calil (Sesc). Em novembro, cada uma delas promoverá uma feira para comercializar o que criaram ao longo dos meses anteriores. "Queremos dar oportunidade para que as crianças conheçam coisas novas e façam atividades diferentes do dia a dia delas, levando para dentro de casa e para sempre aquilo que aprenderem. E agradecemos muito ao prefeito e a sua equipe, pois sem eles o Sebrae não conseguiria realizar esse projeto sozinho", destacou Sérgio Gromik.
"O objetivo é não só estimular para que no futuro os alunos venham a se tornar empreendedores, mas também para que aprendam e se tornem cidadãos ainda melhores. Temos muito orgulho da parceria com o Sebrae e de podermos desenvolver projetos tão importantes como este", concluiu o prefeito.