A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo lançará na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, às 18h30, no Auditório da prefeitura, o Sistema de Aprovação Digital de processos. A nova plataforma tem como objetivo agilizar a tramitação dos principais serviços solicitados pela população, reduzindo o uso de papel e aumentando a presença de tecnologia digital na administração. O
funcionamento do sistema terá início no dia 2 de setembro e será gradativo, incorporando novos serviços a cada etapa. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que a novidade atende a uma determinação do prefeito Marcus Melo (PSDB), que busca reduzir a burocracia em procedimentos administrativos -- estimulando, com isso, investimentos e a injeção de recursos na economia mogiana. O trabalho, na realidade, já teve início com ações na própria secretaria.
Um exemplo foi o aumento dos dias de atendimento ao público. Desde o dia 6 de fevereiro, as pessoas são atendidas diariamente, das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço. Os balcões ficam no segundo andar do prédio da prefeitura (avenida Narciso Yague Guimarães, 277 - Centro Cívico).
"A prefeitura ainda possui muitos procedimentos que tramitam apenas por processos administrativos físicos e em papel. Alguns desses processos acabam sendo morosos e burocráticos. Acompanhando o trabalho no cotidiano, notamos que era possível avançar neste sentido e desenvolvemos este sistema digital de aprovação, que vai modernizar toda a tramitação e trazer benefícios significativos para a população mogiana", explica.