O 31º Festival de Voo Livre, que ocorre no Pico do Urubu, está reunindo praticantes de parapente não só de Mogi das Cruzes, mas de outros locais do Brasil e do mundo. O clima de sol quente e céu limpo contribuiu para os praticantes e todas as famílias apreciassem uma bela paisagem para voar e descansar. E não foi só o público local que apreciou a beleza da natureza, muitos esportistas estavam visitando o Estado de São Paulo pela primeira vez, outros vieram até de outros países.
O chileno Victor Jara, praticante do esporte há sete anos, afirmou que soube do evento por amigos próximos. "Estou fora Chile há seis meses conhecendo países próximos e me aventurando com minha família, hoje (ontem) eu também vou saltar aqui no festival e estou muito feliz com toda a recepção dos brasileiros", disse. "Os brasileiros são muito receptivos e carinhosos principalmente com os chilenos, nós sempre fomos muito bem recebidos aqui", completou.
Já Daniel de Araújo, de 35 anos, veio com os amigos do Rio de Janeiro. Ele é praticante do esporte há dois anos e afirmou que além dos saltar, o grupo pretende visitar as praias da região. "Eu já visitei São Paulo outras vezes porque tenho família aqui, mas os meus amigos estão conhecendo hoje (ontem). Foi bem tranquilo chegar até aqui, sempre levo família em lugares como este e todos gostam muito", afirmou.
Juntas, as amigas mogianas Mariana Proença Alves, 27, e a Mayara Aparecida de Queiroz, 24, estavam apreciando a vista das montanhas após uma longa caminhada até chegar no Pico do Urubu. Para Mariana, além dos esportes é importante que as pessoas aprendam a valorizar mais a natureza. "Nós precisamos estar em maior contato com a natureza. Infelizmente, com as correrias do cotidiano, nós acabamos não aproveitando o que a nossa cidade tem de melhor para oferecer", disse.
Um dos organizadores do Festival, Luiz Lima, explicou como funciona o Campeonato de Voo Livre, realizado pelo grupo Mogi Clube do Voo Livre. "Temos o 1º, 2º e 3º lugar. No nível um, o praticante tem que decolar e acertar o alvo localizado no chão depois das montanhas. No nível dois é preciso decolar, permanecer em voo durante 15 minutos e acertar o alvo ou o mais próximo dele. Já o terceiro, o piloto decola e tenta atingir maior distância possível", pontuou.
A 31º edição do Festival de Voo Livre continua hoje, no mesmo local, das 10 às 14 horas.
*Texto supervisionado pelo editor.