Em um investimento de R$ 9 milhões e previsão de entrega no segundo semestre do ano que vem, o Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (Cias), no Rodeio, deverá ter a pedra fundamental de suas obras lançada amanhã pela prefeitura. A unidade agregará quatro equipamentos de saúde distintos - a Clínica do Homem; Clínica da Pessoa com Deficiência; a nova Unica Fisio e o novo Pró-Hiper. Além disso, ainda é estudada a transferência da Delegacia do Idoso para o mesmo local.
As informações sobre o lançamento da pedra fundamental do Cias foram prestadas ao Grupo Moginews pelo prefeito Marcus Melo (PSDB). "Ter um equipamento como esse, no qual deverão estar concentradas várias atividades, é um olhar de atenção para a saúde da população", comentou Melo. O início das obras passa a integrar as ações previstas para marcar o aniversário de 459 anos da cidade, comemorado neste domingo.
O prefeito acrescentou que, com quase 4 mil metros quadrados, o Cias deverá ser, em tamanho, o segundo maior equipamento de saúde da cidade, atrás apenas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), que tem o dobro de área. A entrada do novo complexo será pela avenida Pedro Romero, no Rodeio. As obras ficarão a cargo da empresa Fasul Engenharia, vencedora do processo licitatório, em um custo de R$ 9.717.888,86. "É a saúde recebendo investimentos", completou Melo.
A ideia da prefeitura é que, quando as obras estiverem concluídas - o que está previsto para novembro do ano que vem - seja estabelecida uma grande estrutura de saúde no Rodeio e divisa com Cezar de Souza. Isso porque, além da chegada da Clínica do Homem, da Clínica da Pessoa com Deficiência, da Unica Fisio e do Pró-Hiper, a região já conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
O Grupo Moginews já havia divulgado, semanas atrás, a instalação e a estrutura do Complexo de Saúde, com destaque para a implantação da Clínica da Pessoa com Deficiência. Alguns dos serviços previstos no Cias não são novos. É o caso do Pró-Hiper, que deixará o prédio em que funciona hoje, no Mogilar.
Embora a informação ainda não seja oficial, pois depende de alguns fatores burocráticos, há um projeto de transferência da Delegacia do Idoso, hoje também no Mogilar, para o novo complexo. O lançamento da pedra fundamental do Cias, amanhã, acontecerá a partir das 10 horas, na avenida Expedicionário José Barca, sem número, no Rodeio.