A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoverá, nesta sexta-feira ,a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Educação e Desenvolvimento de Ensino (CMEDE). A nova formação deverá cumprir o mandato 2019/2021 e ainda tomar posse no próximo mês. A votação ocorrerá no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco.
Ao todo, devem ser eleitos 20 novos membros, sendo seis representantes de professores da Educação Básica (três titules e três suplentes), dois diretores de escolas públicas de Educação Básica (um titular e um suplente), quatro pais de alunos de escolas públicas (dois titulares e dois suplentes), quatro servidores técnico administrativos de escolas públicas (dois titulares e dois suplentes), e quatro estudantes da Educação Básica (dois titulares e dois suplentes).
Além disso, o CMEDE contará com a indicação de dois representantes do poder Legislativo, dois do poder Executivo, dois da Polícia Militar, dois do Conselho Tutelar e dois da Diretoria de Ensino.
Os interessados em concorrer às vagas devem se candidatar no dia da própria eleição. A votação será aberta aos pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino. No ato, o eleitor deverá indicar a escola na qual o filho estuda e haverá a verificação da informação.
Vale destacar que o Conselho de Municipal de Educação é um órgão consultivo deliberativo, que atua em parceria com as escolas do município, fiscalizando para uma educação de qualidade. O CMEDE atinge todos os níveis da Educação Básica, do infantil até a Educação para Jovens e Adultos (EJA), além das unidades estaduais, particulares e conveniadas. A Secretaria Municipal de Educação consulta o órgão antes de tomar certas decisões, com o objetivo de discutir adequações necessárias. O Conselho realiza reuniões ordinárias, sendo no mínimo 12 por ano, bem como as extraordinárias.
Democracia
De acordo com a titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, o CMEDE é um órgão importante, que também promove a democracia. "Ele permite que o cidadão faça parte das decisões do Executivo. É imprescindível a participação dos munícipes também por conta de estarem na ponta, quem realmente sabe quais são as necessidades da nossa Educação. Esperamos que os moradores possam aderir ao Conselho e incentivar este trabalho tão importante na cidade", disse Valéria. A votação ocorrerá no CIC, que está localizado na rua Américo Trufelli, 60, sala 35, a partir das 9 horas.