Os postos do Poupatempo começaram a emitir na terça-feira o novo modelo da carteira de identidade. Na região, os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba estão habilitados para o serviço. O novo RG possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos na identidade.
De acordo com a equipe do Poupatempo, a nova identidade já pode ser solicitada nas unidades, porém, só será emitida após cinco dias úteis. O novo documento, que facilitará a vida da população com as novas adições, também conta com um QR Code, que serve para garantir a autenticidade do documento e aumentar a segurança.
O desempregado Eduardo Rodrigo Rezende, de 40 anos, afirmou que não estava sabendo da nova emissão, mas já irá programar algum dia na semana para solicitar o RG. "Esse documento vai ajudar bastante no dia a dia, pois facilita na hora de apresentar alguns documentos que são chatos de ficar carregando'', apontou Rezende.
Entre os documentos que podem ser inseridos no novo RG estão o Título de Eleitor, numeração da Carteira de Trabalho, Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de outros dados, como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.
Luciana Aparecida Ramos da Costa, 44, apontou que o novo documento poderá ser uma dor de cabeça para algumas pessoas. "Esse RG vai facilitar bastante, porém, se você for roubada ou assaltada, a pessoa vai ter todos os seus documentos em um só, por isso, a atenção precisa ser redobrada'', alertou.
Outros moradores informaram que a divulgação do novo documento não está ajudando tanto, pois muito não entenderam ou até mesmo nem ficaram sabendo, mas, questionados pela reportagem sobre a utilidade, todos afirmaram que será uma boa ideia para economizar espaço na carteira. No entanto, a equipe do Poupatempo informou que, mesmo com o novo RG, alguns documentos precisam ser carregados, como a CNH, que possui data de validade.
*Texto supervisionado pelo editor.