Prefeitos da região do Alto Tietê participaram ontem do lançamento de um programa do governo do Estado que irá oferecer bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem seus indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras. O projeto intitulado Parcerias Municipais foi apresentado pelo governador, João Doria para cerca de 450 representantes, entre eles prefeitos de municípios do Alto Tietê.
O programa foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. De acordo com a pasta, o sistema é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados e a cada meta alcançada, o governo oferecerá um bônus financeiro para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada, porém, não foi divulgado o valor.
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Mello (PSDB) afirmou que a cidade irá participar do programa, pois o projeto estimula as cidades a melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Mogi, com certeza, vai aderir ao novo programa, que é excepcional porque estabelece metas para uma série de indicadores. É importante lembrar que Mogi vem evoluindo em praticamente todos os indicadores selecionados pelo governo.
Segundo o anúncio, cada prefeitura que aderir ao programa deverá apresentar uma lista de iniciativas e cronograma de metas A primeira avaliação dos planos de metas enviados ao Estado está prevista para abril de 2020, em que os municípios terão que apontar mudanças na Educação, Saúde e na Segurança.
O prefeito de Poá, Gian Lopes (PL) informou que o projeto irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento do município. "Quero parabenizar o governador João Doria pelo lançamento do programa, que visa um trabalho conjunto com as cidades no desenvolvimento de projetos e ações''.
Cidades
Participaram do evento e confirmaram a adesão no programa, o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro (MDB), o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o secretário de Governo de Biritiba-Mirim, Akira Taziri e outros representantes.
Outros municípios confirmaram o interesse em participar do programa, como a Prefeitura de Itaquaquecetuba que já se cadastrou. Os municípios de Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Santa Isabel, não confirmaram a reportagem sobre o interesse na ação do governo.
*Texto supervisionado pelo editor.