O vereador Rodrigo Valverde (PT) e moradores que residem irregularmente sob as linhas de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA/Cteep), em Jundiapeba, se reunirão no dia 1º de setembro, no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, para realizar um protesto. As famílias enfrentam, há quase dois anos, trâmites processuais de reintegração de posse pela empresa. No entanto, nenhuma certificação sobre a inclusão em programas habitacionais ou o pagamento de aluguel social foi consolidada, de acordo com o vereador.
A definição foi acordada durante reunião na câmara na sexta-feira passada. Valverde lamentou a falta das partes envolvidas no encontro. "Quero lamentar a ausência de representantes da prefeitura, da própria Cteep e da Defensoria Pública na última reunião", disse.
A reunião teve início às 19 horas e terminou por volta das 20 horas e, apesar do desapontamento do vereador, muitos moradores participaram do encontro. "Desta vez tinha bastante gente, cerca de 300 pessoas encheram a câmara. Foi um ponto muito positivo", explicou.
O impasse já dura quase dois anos e, desde então, diversas reuniões, protestos e até mesmo audiências foram realizadas para tentar resolver o problema das famílias. Muitas são compostas por crianças, o que aumenta a preocupação com o despejo. Até o momento, porém, nenhuma decisão foi tomada.
*Texto supervisionado pelo editor.