A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou na tarde de ontem que dois novos casos de sarampo foram confirmados na cidade. Ao todo, já existem 11 diagnósticos positivos da doença. As duas pessoas que receberam a confirmação são um homem de 42 anos, morador do Rodeio, e uma mulher de 35 anos, residente na Vila Natal.
O número de suspeitos também aumentou desde o último balanço divulgado pela reportagem, na quinta-feira passada. De acordo com o setor municipal da Saúde, existem atualmente 65 pessoas aguardando os resultados dos exames, para confirmar ou descartar a contaminação da doença. Na semana anterior, havia 40 suspeitas. O crescimento corresponde a 62,5%.
O município realiza varreduras de vacinação em locais onde há confirmações de pessoas diagnosticadas com sarampo. No sábado, foram feitas ações como esta em três condomínios localizados em Cezar de Souza, Alto Ipiranga e Vila Oliveira. Ao todo, 256 moradores foram imunizados, de acordo com as informações da prefeitura.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que algumas casas estavam fechadas no momento em que as equipes realizaram as varreduras. Nestes casos, foi deixada uma orientação para que os moradores procurassem uma unidade de saúde mais próxima para a avaliação e atualização da caderneta de vacinas.
Até o fechamento desta edição, as cidades que responderam às solicitações sobre os índices atualizados de sarampo informaram que continuam com os mesmos números da semana passada. Portanto, Arujá se mantém com três confirmações, Itaquaquecetuba com 10, Suzano com três, Poá com quatro, Santa Isabel com uma, Guararema com duas e Ferraz de Vasconcelos com quatro. Em Biritiba Mirim não foi registrado nenhum caso da doença. A Secretaria de Saúde de Salesópolis não respondeu ao questionamento sobre o número de ocorrências confirmado na cidade.
*Texto supervisionado pelo editor.