Em funcionamento desde o início do ano, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) oferece atendimento aos usuários de álcool e drogas que buscam se livrar da dependência. Entre os serviços disponíveis estão consultas com médicos psiquiatras e ações de acolhimento. Do total de 15,3 mil atendimentos, 4.618 se referem ao serviço de enfermagem, 3.320 consultas com psicólogos, 2.410 consultas com psiquiatras e 1.425 com assistentes sociais.
Também foram realizadas até o momento 3.607 atividades terapêuticas, entre música, dança, caminhada e artesanato. A abordagem do atendimento é feita de maneira individual ou coletiva.
Mesmo recente, o CAPS AD, inaugurado em janeiro de 2019, já vem ajudando famílias. "Minha primeira experiência com as drogas começou ainda na adolescência, aos 15 anos. Aos 21, quando comecei a usar crack, fui internada pela primeira vez", relembra uma paciente de 32 anos, cuja história de superação tem levado alegria e otimismo para a família, em especial para seu pai.
A história da jovem se une a de vários outros pacientes que, juntos, somaram 15 mil atendimentos na unidade desde sua inauguração. "Morei por dois anos na rua, mas o meu pai sempre me ajudou. Cheguei a ficar sem usar drogas por cinco anos, mas, no começo deste ano, tive uma recaída. Foi quando descobri o CAPS AD", conta.
O atendimento é ambulatorial. Nele, o paciente tem acesso a consultas, oficinas, entre outras atividades, e volta para casa ao final do dia. O tratamento personalizado leva em consideração as necessidades e o perfil do paciente, mas o apoio familiar é fundamental.
A jovem explica que sua rotina na unidade envolve o acompanhamento com psicólogos e psiquiatras, além da realização de atividades. A rotina parece ter voltado ao normal, para a alegria de seu pai.
"Nunca desisti da minha filha", orgulha-se. "A pessoa precisa ter força de vontade, mas o CAPS dá todo o suporte e estrutura, sem contar que é gratuito. Fico muito feliz de ver sua recuperação, estamos todos os dias juntos", conta o pai aliviado. O amor pela filha sempre foi mais forte.
O CAPS AD funciona na rua Júlio Mobaid, número 61, na Vila São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.