A Justiça de Ferraz de Vasconcelos condenou o vice-prefeito Karim El Nashar (PP) por fraude no processo licitatório que definiria a empresa responsável por fornecer medalhas e troféus para a Secretária Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em 2014, quando ele era responsável pela Secretaria de Assuntos Jurídicos. A decisão cabe recurso.
Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), durante o mandato de Acir Filló (preso em maio de 2017), entre 2013 a 2016, ele teria coordenado um esquema para realização de fraudes em licitações e desvios de dinheiro público. O esquema se caracterizava pela nomeação de pessoas de confiança para cargos em comissão, de secretariado e para atuação no departamento de compras.
O MP afirmou que as pessoas nomeadas para os cargos públicos eram responsáveis por requisitar compras, manipular os procedimentos administrativos licitatórios, lançar pareceres jurídicos favoráveis e maquiar a legalidade de contratações, enquanto que havia prévio conluio com empresários. Depois da contratação, os bens e serviços não eram fornecidos, mas os pagamentos eram realizados, sendo que na maioria das vezes, as compras eram superfaturadas.
À reportagem, o vice-prefeito El Nashar disse que irá recorrer da decisão. "Irei provar minha inocência", afirmou.
*Texto supervisionado pelo editor.